terça-feira, 25 de setembro de 2007

A tropa de elite

Em 1997 o capitão Nascimento resolve deixar o comando do B.O.P.E., a elite da polícia carioca, para tornar-se presente no convívio de seu lar, já que sua esposa está esperando seu primeiro filho. Para que isso aconteça, ele precisa encontrar um substituto à sua altura. Em uma das missões do grupo na favela ele encontra os aspirantes da polícia militar, Neto e Mathias, que inconformados com a corrupção do seu batalhão decidem entrar para a elite da polícia carioca. O treinamento duríssimo faz muitos candidatos desistirem, mas Nascimento sabe que um dos dois aspirantes ficará em seu lugar. Neto acaba morto em uma emboscada armada para Mathias. O autor desse assassinato é conhecido como Baiano, o líder do tráfico no local. Movido por esta morte, Nascimento busca a cabeça do traficante em sua última missão e, seguindo os lemas citados no início do texto, “os caveiras” , como são conhecidos os policiais do B.O.P.E., usam todos seus métodos para chegar ao seu destino. Torturam, matam e espalham terror pelo morro. Após uma intensa caçada, Nascimento entrega a arma a Mathias, como um presidente que passa a faixa para o sucessor. Coroado simbolicamente pelo capitão, Mathias executa o traficante com a frieza que um capitão do B.O.P.E. precisava ter.
Trazendo lemas como “Homens de preto, qual é a sua missão? É invadir favela e deixar corpo no chão” e “Missão dada é missão cumprida”, o filme Tropa de Elite retrata com perfeição a situação caótica instaurada na maior favela do Brasil, conhecida como Rio de Janeiro. A corrupção dos policiais militares envolvidos com jogatina, prostituição, mortes e acordos com traficantes é uma das realidades apontadas no filme, bem como a relação dos jovens da elite com o tráfico de drogas.
O diretor José Padilha conseguiu retratar em sua obra, de um lado, a corrupção da polícia militar envolvida com todos os tipos de ilegalidade, e de outro, o modo como o B.O.P.E. procura combater os traficantes e os próprios PMs cariocas com muita violência e disciplina. Pessoas treinadas para combater na interminável guerra contra o tráfico carioca.




Um comentário:

Anônimo disse...

Oi thi...vou postar aqui de bicão..huhu então..mt bom seu blog..a história do Simon..SENSASIONAL..=D shoooow de bola..eu queria ter criatividade e paciencia pra criar um negocio assim..hhehehe
sobre esse post do filme Tropa de Elite,tá mal polêmica né,pq mostra tds os podres da polícia...eu queria assistir..to curiosa...
bem eh isso...
ótima semana,senhor jornalista..=)

Beijos..