sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Abertura

Trago aqui, meu primeiro texto.

A resenha do filme "A vida de David Gale"

A justiça dos homens

O que levaria um competente professor de filosofia, formado em Harvard, autor de dois livros, com uma família totalmente feliz, a cometer um estupro seguido de um brutal assassinato? Podemos responder ao conhecer a trama de “A Vida de David Gale(2003)”.
David Gale, ativista que por muitas vezes lutou pela vida de prisioneiros no corredor da morte, foi desacreditado pela mídia e pela esposa, ao ser denunciado por estupro, por uma ex-aluna sua. Após a separação, o professor entregou-se à bebida, pela dor que sentia com a ausência do filho, levado à Espanha pela mãe.
Para piorar sua situação, a morte de Constance, uma grande amiga e ativista na luta contra a pena de morte, foi ligada imediatamente a ele, já que seu sêmen foi encontrado no corpo da vítima. Outro fator determinante para sua condenação foi o modo com que a moça foi assassinada: justamente como David havia descrito em um de seus livros. Tudo levava a crer na sua culpa, apesar do acusado sempre afirmar ser inocente.
Horas após sua execução, a verdade aparece em uma fita, provando o erro de julgamento, mostrando que inocentes também morrem no corredor da morte. Esse era o alvo da trama.
O roteiro leva o telespectador a imaginar a libertação de David, mas surpreendentemente vemos uma incrível armação, feita por condenados à morte, fator determinante para que buscassem coragem para realizar um plano de suicídio, baseado na ideologia contra a pena de morte.
A obra do diretor Alan Parker no faz refletir imensamente em como o sistema de leis é falho e ajustado de acordo com interesses políticos e que o homem faz e executa as leis como bem entende, de acordo com seus desejos e ambições.Isso só nos faz concluir que a justiça dos homens é tão certa quanto o próprio ser humano: cheia de vaidades e imperfeições.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom, como diz aquele velho cartaz : "EU JÁ SABIA!".
Você sem dúvida tem um grande talento para escrever, os textos foram escolhidos a dedo e isso demonstra sensibilidade.
Faça mais postagens, adorei!