Tomás Chiaverini, 25 anos, colaborador da Folha de S.Paulo, esteve na UniSant´Anna na última terça-feira (30/10) para dar uma palestra ao primeiro módulo do curso de jornalismo. Contou um pouco sobre sua carreira e seu primeiro livro.
Formado em jornalismo no Mackenzie, iniciou a conversa relatando o processo de apuração, estruturação e publicação de “Cama de Cimento”, uma obra repleta de personagens do nosso dia-a-dia. O livro-reportagem é uma narrativa, na qual o repórter é o protagonista, o aproximando do leitor no gênero chamado de jornalismo literário. Visitando por dois meses os moradores de rua, dormindo em albergues e sob viadutos, presenciando o tráfico de perto, Tomás pôde experimentar a exclusão social que nos parece corriqueira, que une pessoas de todas as classes, credos e raças em um mundo que não vemos, ou que ao menos tentamos não ver. O jornalista disse ainda como ingressou na Folha, passando por um criterioso treinamento, e explicou que os cadernos são finalizados rapidamente, exigindo muita rapidez e agilidade dos profissionais na hora de apurar, escrever e editar boas matérias, sem deixar de lado a pauta.
Apesar de jovem, Tomás acumula boa experiência. Algumas delas foram divididas com os estudantes de jornalismo, ávidos por um futuro promissor como o do palestrante.